Bem-vindo(a) à Clínica Zaffy: 11 anos de medicina estética!
Bem-vindo(a) à Clínica Zaffy: 11 anos de medicina estética!

BLOG

HOME > BLOG

BLOG

HOME > BLOG

Proporção áurea e Harmonização Facial: números da beleza

10 de fevereiro de 2020 Nenhum comentário

Conheça o conceito de proporção áurea e Harmonização Facial.

As novidades em torno da beleza e das medidas perfeitas sempre geram discussões longas ao redor do mundo. Neste mês, o ator britânico Robert Pattison atraiu os holofotes da mídia por ser considerado o rosto mais lindo do universo. E não é apenas por questões estéticas, a informação divulgada pelo jornal Daily Mail é resultado de um estudo científico, onde o ator possui 92,15% dos cálculos considerados precisos pela “proporção áurea da beleza Phi”, técnica desenvolvida pelos gregos e usada para medir a perfeição física por meio da matemática.

Logo, as ideias de perfeição e beleza são amplas demais para serem comentadas em apenas um post, por isso nós vamos falar um pouco mais sobre como a busca pelo equilíbrio estético é importante na hora de avaliar a sua real beleza e potencializar as suas proporções faciais, sem perder as suas características. E sim, tem cálculos, teorias e técnicas que auxiliam a chegar na simetria do seu rosto, como a Harmonização Facial.

O que é Harmonização Facial

A Harmonização Facial é um conjunto de procedimentos estéticos que visa proporcionar mais simetria e uniformidade ao rosto. A técnica é aplicada de forma personalizada, levando em consideração as proporções faciais e analisando a face como um todo. Desta forma, procedimentos como aplicação de Ácido Hialurônico, Toxina Botulínica e Bioestimuladores de Colágeno, por exemplo, podem ser indicados para resultar no equilíbrio estético do paciente.

Naturalidade nos procedimentos estéticos

Um dos motivos pelo quais a Harmonização Facial tem sido tão buscada se dá pela naturalidade em seus resultados. Assim como a busca pela sua melhor versão está ligada às suas características naturais, a cada ano é reforçada a valorização das proporções faciais de cada paciente, sem reproduzir um único padrão estético.

Com a Harmonização Facial, o especialista realiza o mapeamento da face, visando potencializar e definir as regiões necessárias em cada paciente, seja em correções de assimetrias nos lábios, no preenchimento de mento, mandíbula e nariz e no contorno da face, mas sem alterar radicalmente as suas características físicas.

O que é o “número de ouro”

Embora os conceitos do que é belo sejam inúmeros e muitas vezes pessoais, a que mais corresponde a uma ideia exata de beleza é a proporcionalidade entre os dois lados da face. O que na Harmonização Facial é visto como equilíbrio e simetria de forma individual.

Ao longo dos anos, vários estudos e teorias foram elaboradas e aplicadas tanto na arquitetura quanto na arte, e na própria natureza. O “número de ouro” é um dos principais, estando ligado às razões da proporção áurea. Confira:

A proporção áurea

Historicamente, a proporção áurea é representada pela divisão de uma reta em dois segmentos (a e b), na qual quando a soma destes segmentos é dividida pela parte mais longa, o resultado deve ser de aproximadamente 1.61803398875, o famoso “número de ouro”. Parece complexo, mas o conceito é simples.

Na matemática, a proporção áurea é representeada pela letra grega Phi (φ), inspirada no arquiteto Phidias, criador do conceito no século V a.C. Desta forma, pelo fato da proporção áurea ser um número irracional, ou seja, nunca haverá algo que tenha o mesmo valor do “número de ouro”, quanto mais próximo algo chegar a esse valor, maior será considerado simétrico e perfeito, como o rosto de Robert Pattison.

Contudo, no início do século XIII, a “razão áurea”, também conhecida como “Proporção Divina” ou “Razão Divina”, ganhou mais destaque após ser explorada por outros estudiosos gregos. Mas foi o matemático italiano Leonardo Fibonacci que descobriu uma sequência de números infinita, onde, com a divisão entre os termos, concluiu que sempre haverá a aproximação ao “número de ouro”, 1,6180.

Que existe cálculo para definir a beleza, ok. Que a beleza pode ser uma discussão universal, ok. Mas não vamos esquecer que cada ser humano possui e deve investir na sua, ok? Quer saber mais sobre a Harmonização Facial? Deixe suas dúvidas nos comentários ou entre em contato com a nossa equipe!

Compartilhar:

Deixe um comentário

Topo
×