Bem-vindo(a) à Clínica Zaffy: 11 anos de medicina estética!
Bem-vindo(a) à Clínica Zaffy: 11 anos de medicina estética!

HIPERIDROSE – SUOR EXCESSIVO

HIPERIDROSE – SUOR EXCESSIVO

O QUE É HIPERIDROSE

A hiperidrose ou sudorese excessiva consiste da produção excessiva de suor decorrente da hiperatividade das glândulas sudoríparas. É independente dos processos de regulação da temperatura corporal. Normalmente é acentuada pela ansiedade ou estresse. 

A transpiração é um mecanismo para o controle da temperatura do corpo. É comum transpirarmos mais quando somos expostos à temperaturas elevadas, estamos com febre, nervosos, envergonhados com medo.

A hiperidrose pode ser decorrente de algumas doenças, como alterações hormonais, e do uso de alguns tipos de medicações, por exemplo. Mas na maior parte dos casos ela é primária, ou seja, não é causada por uma doença de base. Ela pode ser generalizada, aquela eu ocorre em todo corpo e pode ser localizada, que ocorre preferencialmente em locais como axilas, mãos e pés. 

A sudorese excessiva pode prejudicar a qualidade de vida das pessoas afetadas, podendo levar a desconforto físico e comprometimento das atividades pessoais e profissionais. É importante avaliação médica para a correta identificação da doença e introdução do tratamento adequado. Isto pode diminuir o desconforto físico e emociona decorrente da hiperidrose.

O tratamento mais estudado para a hiperidrose localizada é a aplicação de um medicamento mundialmente reconhecido e aprovado para fins terapêuticos e estéticos, sendo que no Brasil está aprovado há mais de 10 anos para indicação estética.

A aplicação do medicamento é um procedimento médico, que pode ser realizado em consultório, sem necessidade de internação, através de aplicações nos locais afetados. Geralmente utiliza-se anestesia tópica (creme) para maior conforto do paciente.

Quando aplicada nas axilas, a toxina bloqueia a passagem do estímulo que provoca a produção excessiva de suor. O uso do medicamento é uma opção para quem sofre deste distúrbio, não quer enfrentar uma cirurgia e tem o suor localizado ou que incomoda mais em uma área específica. Em síntese, é um tratamento simples, eficaz, rápido e preciso que melhora a qualidade de vida do paciente. 

QUANTIDADES DE SESSÕES

O efeito do medicamento é percebido nos dias que seguem a injeção. A redução do suor pode chegar até 99% no primeiro mês, e os efeitos podem durar em média de 8 a 12 meses. Na prática, a aplicação será feita uma vez ao ano. 

EFEITOS COLATERAIS DA HIPERIDROSE

São raros e transitórios, relacionados principalmente a hematomas, dores locais leves, vermelhidão local, dependendo da área tratada. 

CUIDADOS APÓS A SESSÃO

Não há cuidados especiais após o uso da toxina, mas recomenda-se que o paciente evite ambientes muito quentes e a prática de exercícios físicos nas primeiras 48 horas. 

CONTRAINDICAÇÕES

-Grávidas;
-Mulheres em fase de amamentação; 
-Portadores de doenças neuromusculares; 
-Portadores de doenças crônicas descontroladas. 

(Fonte: Material informativo ao paciente – Allergan)

INDICAÇÕES: 

  • Suor excessivo
Topo