Bem-vindo(a) à Clínica Zaffy: 10 anos de medicina estética!
Bem-vindo(a) à Clínica Zaffy: 10 anos de medicina estética!

BLOG

HOME > BLOG

BLOG

HOME > BLOG

Será que a luz do sol envelhece minha pele?

18 de março de 2019 Nenhum comentário

zaffy-mulher-deitada-na-praia-tomando-banho-de-sol-sorrindo-de-chapeu-oculos-escuros

Como todos sabemos, a luz do sol é uma gigantesca fonte de energia, responsável por desempenhar funções extremamente importantes na natureza como, por exemplo, o processo de fotossíntese. Para o organismo humano, o sol oferece como benefício a Vitamina D, que auxilia no desenvolvimento saudável de ossos e dentes, através da absorção do cálcio.

Apesar da popularidade de hábitos como o “banho de sol”, a exposição solar também pode trazer inúmeros agravos como o envelhecimento, as rugas e o câncer de pele. Existem dois raios solares principais que são responsáveis tanto pelos benefícios, quanto pelos danos aos tecidos da pele, são eles: ultravioleta A (UVA) e ultravioleta B (UVB).

O raio UVA auxilia no processo de bronzeamento rápido da pele, no entanto, também é o principal responsável pela aceleração dos processos de envelhecimento precoce e manifestação de alergias. O raio UVB oferece um bronzeado mais duradouro e estimula a regeneração das células, mas, por outro lado, pode causar graves queimaduras na pele e danos ao DNA.


As medidas de proteção contra o envelhecimento da pele

Com o desenvolvimento de pesquisas e estudos sobre as propriedades e formas de atuação dos raios solares sobre a pele, tornou-se possível desenvolver métodos para auxiliar na proteção da pele contra esses danos. O protetor solar, por exemplo, possui o Fator de Proteção Solar (FPS), que é definido a partir do nível dos raios UVB para proporcionar mais segurança a seus usuários e reduzir o risco de envelhecimento precoce da pele.

Além disso, existem hábitos simples doa dia-dia, que podem fazer uma grande diferença para a sua pele, como o uso de chapéus, bonés e guarda-sóis, além do consumo de água e o uso de cremes adequados para garantir sua hidratação. Cabe destacar que a escolha do protetor solar deve ser definida, de acordo com o seu tipo de pele, estando sempre atento ao FPS e tomando as devidas precauções. Para qualquer dúvida, você pode buscar por um especialista para garantir que somente os benefícios do sol cheguem até você.


Relacionados

Deixe um comentário

Topo
1
Olá, tudo bem?
Podemos te ajudar?
Powered by